terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A importância das regras na escola


As regras são imposições da sociedade e são fundamentais para o bom funcionamento da mesma. As regras, no contexto escolar, são muito importantes e a aprendizagem das mesmas faz parte da educação. Por isso, as crianças devem conhecê-las e cumpri-las desde o primeiro dia de aulas. No entanto, nem todos os alunos compreendem o seu valor.
Em primeiro lugar, o respeito para com os mais velhos e a boa educação são valores relevantes para toda a vida. Assim, os alunos devem respeitar os professores e os restantes funcionários da escola e utilizar uma linguagem apropriada para falar com eles.
Em segundo lugar, deve-se aceitar com atenção e em silêncio o saber que nos é transmitido, pois só desse modo conseguimos aprender. Por exemplo, na sala de aula, a atividade correta é falar só com a autorização do professor.
Além disso, a responsabilidade é uma competência que também pode ser desenvolvida graças às regras. Ser pontual, ser assíduo e realizar todas as tarefas propostas são atitudes fundamentais a desenvolver durante os anos em que frequentamos a escola.
Por fim, temos que nos lembrar de que o incumprimento de alguma regra pode ser sancionada através de castigos e/ou repreensões. Isto pode permitir que se aprenda com os erros.
Em suma, as regras escolares farão sempre parte da vida, devido à sua importância na educação de uma criança e na formação de cidadãos responsáveis.

Marta Duarte, 8º B


(Resposta ao Grupo IV da Prova Final de 2016)



Desde a criação da escola, enquanto instituição responsável pela formação de cidadãos, existem regras a cumprir no espaço escolar. Embora haja jovens que são contra estas normas, eu defendo a existência de um regulamento que defina o que se pode e o que não se pode fazer na escola.
Por um lado, as regras que têm como finalidade fazer com que o aluno esteja concentrado durante a aula são essenciais para o funcionamento do espaço de ensino. De facto, os alunos têm aulas para aprenderem e não para se dedicarem a atividades que podem ser realizadas noutro momento qualquer. Exemplos deste tipo de normas são a proibição da utilização do telemóvel e do diálogo com os amigos, já que estes atos desviam a atenção do discente e perturbam a aprendizagem.
Por outro lado, considero imprescindíveis as que têm o objetivo de proteger o aluno, pois o bem-estar de todos é uma das prioridades da escola. Um exemplo de uma destas regras é a de não correr nos corredores, pois o jovem pode ter ou provocar acidentes.
Resumindo, as normas escolares existem e, na minha opinião, são relevantes, dado que, sem elas, a escola seria um caos. Algo que nenhum de nós quer, pois não?

Carlos Costa, 8º B


(Resposta ao Grupo IV da Prova Final de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário