quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen




Joana, uma menina de um estatuto social elevado, mas que se sente profundamente sozinha, conhece Manuel, uma criança pobre e órfã de pai, e com ele descobre o significado da amizade e do Natal.
Penetrando no universo do maravilhoso cristão (e no ideal que o inspira), Sophia conta-nos uma belíssima história que tem uma profunda dimensão ética. Neste conto, a autora condena, de modo cristalino e veemente, o sistema capitalista e os seus malefícios e leva-nos a refletir sobre o verdadeiro Natal, apresentando-nos Manuel como uma reencarnação de Cristo e o PRESÉPIO COMO LUGAR DE ENCONTRO entre o humano e o sagrado.


Ilustração da pintora Maria Keil (1959)

“Com o conto A Noite de Natal, aprendi que devemos partilhar e preocuparmo-nos mais com os outros, pois nem todos têm as mesmas possibilidades. Descobri igualmente que os amigos verdadeiros são aqueles que se ajudam mutuamente e que não é a aparência que os define.”

“O conto A Noite de Natal mostra-nos que devemos ajudar todos os que nos rodeiam, mesmo que seja necessário abdicarmos dos nossos bens para os fazermos felizes. Se o fizermos, a nossa felicidade será também maior e mais genuína.”

(alunos do 6º C)

Sem comentários:

Enviar um comentário