sábado, 13 de abril de 2019

Continuação do "Auto da Barca do Inferno" pelos alunos do 9º B



Wuant

Chega ao cais um youtuber português de grande sucesso com uma câmara na mão, vários acessórios de ouro e a boca tapada por um pedaço de fita cola.

Diabo: Já não era sem tempo! Tantos anos a influenciar os jovens, coitados, agarrados a uma pequena tela de telemóvel a ver as tuas figuras. Depois de tanto trabalho, suor e dedicação só trazes essas preciosidades contigo? O que te  traz por cá?

Devido à fita que tem na boca, Wuant não consegue responder. Então o Diabo ordena-lhe que  a retire.

Wuant: tu bem contigo?! Todos os meus subscritores estimam o meu trabalho e reconhecem-no. Fogo, achas que todo este ouro não chega para mostrar o dinheiro que ganhei com os milhares de vídeos que filmei! Só vim aqui filmar para os meus fãs verem como é a vida no inferno. E já agora qual é a password do wifi?

Diabo: Mas achas que depois da morte ainda consegues publicar vídeos?

Wuant: O quê, o artigo 13 também funciona aqui? Dessa é que eu não estava à espera.

Diabo: Apesar de já não teres a boca fechada, não foram esquecidos os inúmeros palavrões proferidos na vida terrena. Só isso já basta para entrares neste batel.

Wuant: Se isso fosse suficiente para as pessoas entrarem aí, a barca já estaria lotada há muito tempo!

Diabo:És visto por crianças de todo o mundo que aprendem essa linguagem desde pequenas por tua influência, acho que te devias resignar.

Wuant: E os outros também o fazem?

Diabo: Quando morrerem vão pelo mesmo caminho que tu.

Wuant: Já vi que aqui só levo na cabeça, vou masé para a barca do Anjo que é lá  que pertenço.

Wuant dirige-separa a barca da Glória com a câmara na mão, filmando e insultando o Diabo.

Wuant: Olá, minha querida, posso fazer-te companhia?  (dando-lhe um abraço.)

Anjo: Larga-me, não quero que essas mãos toquem numa pessoa tão importante como eu (interrompendo-o).

Wuant: Ai, peço desculpa.

Anjo: Achas que fazes parte deste batel? No inferno tens mais conteúdos para gravares vídeos.

Wuant: Eu não fiz nada de mal! Sou simplesmente um Youtuber e é este o meu trabalho.

Anjo: Podias ter entretido as pessoas de outras maneiras, sem te teres exibido, sem palavras obscenas... Olha para as tuas músicas que publicaste e reflete sobre as palavras utilizadas.

Wuant: A piada está aí, é assim que se  conquistam visualizações e é desse tipo de vídeos que os jovens gostam.

Anjo: Escolhias outro trabalho, já que não fazes esse corretamente. Não cures de mais linguagem, já não te vai valer de nada.

Wuant: Se não fôssemos nós, as crianças e os adolescentes não tinham nada para fazer.

Anjo: Em vez de estarem presos ao telemóvel, podiam estar a estudar ou a conviver com a sua família e amigos No entanto, estavam a ver adultos irresponsáveis a falar e a fazer asneiras para uma câmara. Se tivesses vivido direito, já me tinhas respondido.

Wuant: Tive aqui a gastar o meu latim para nada, já percebi que o meu destino é o fogo infernal.

Wuant volta para a barca do inferno, cabisbaixo e com as lágrimas nos olhos para mostrar aos seus seguidores que o seu percurso terminou. Pede-lhes, também, para informarem os outros Youtubers que o trabalho deles nunca vai ser valorizado e que serão culpabilizados pelo que fazem.

Diabo: Entra, entra. Segundo lá escolhestes, assim cá vos contentais.

Wuant: Nunca pensei que isto me iria acontecer…

Wuant desliga a câmara e entra no batel infernal, destroçado.


Trabalho realizado por Beatriz Simões nº4 9ºB




Donald Trump

Chega o líder norte-americano de fato, com um telemóvel na mão e uma pedra amarrada ao seu pé.

Diabo: - Olha quem chegou! Um bom dia para si, senhor presidente! beijo-lhe a mão!
Que lhe aconteceu? É impossível um senhor tão poderoso estar aqui, no meio de gentinha como nós.

Trump aproxima-se da barca infernal

Trump: - Que barca é esta? Um senhor de tal grandeza não merece uma barca tão suja!Limpa já essas cadeiras! Mas para onde vai ela?

Diabo: - Para o local onde pessoas como o Sr. Presidente  merecem viver eternamente! Acomodam-se no meu fogo, deitam-se na cama infernal,  que é muito confortável e digna  de Vossa Excelência .Faremos o máximo para vos servir.

Trump: - What?! Um sir como eu não embarca aí. Para o céu irei eu! E não vão ser pessoas como tu que me dirãoo contrário!

Diabo: - Estou cá  para vos servir: o vosso fato estará sempre direito, a rede no inferno é perfeita, poderá continuar a ligar às crianças e a destruir-lhes os sonhos...

O Presidente interrompe-o
Trump: - Eu não destruí os sonhos a ninguém.Do you think que é normal uma criança acreditar no Pai Natal?

Diabo: - Nada normal, que coisa é essa?  O senhor tem toda a razão.

Trump: - Estás a troçar de mim?

Diabo: - Esqueceste-te de que já foste uma criança e de que passavas a noite d vinte e quatro à espera desse senhor de barba branca? Colocavas um copo de leite e duas bolachas feitas pela tua mãe e esperavas   receber os presentes que querias. Se tu perdeste o espírito de natal, não o tires aos outros.


Trump: - Tempos passados. Na vida nós não temos tempo para essas coisas, tenho mais com que me preocupar . Essas crianças  têm de crescer. Tenho de me preocupar com o meu muro, que ainda não está construído. Meteram-me esta pedra na perna, agora é que ele nunca mais fica construído. Onde há rede? Preciso de fazer um telefonema para o Presidente mexicano.

Diabo: - Julgas que aqui vais continuar com isso? Que mal te fizeram essas pessoas?
Tu não sabes o que elas passam para viverem o prometido sonho americano, com que tu acabaste. Tu próprio foste um emigrante que entrou nos EUA e olha onde chegaste. Deixa-as serem felizes.

Trump: - Chega! Não tolero essa linguagem de pessoas como tu! Mexicanos não entrarão na minha América. Gente sem princípios, que trariam as suas maracas, iam estragar-me a economia. Isso não acontecerá, nem que seja a última coisa que faça na minha vida.

Diabo: - A tua vida já acabou, não podes fazer mais nada, resigna-te e entra já na minha barca!

Trump afasta-se e vai ter à barca da glória.

Trump: - Minha preciosidade, glorioso Anjo, abre-me a porta, deixa-me entrar, far-te-ei companhia, estás tão sozinho.

Anjo: - De gente como tu não preciso, antes sozinho do que mal acompanhado. Sai daqui, nada que digas te dará entrada.

Trump: - Eu sofri tanto em vida, as pessoas troçavam de mim e eu fiz tudo para colocar a América melhor.

Anjo: - Colocaste o mundo em guerras, ameaças nucleares, quebraste os laços de amizade com os outros países, vê até que morreste com o teu próprio veneno, uma arma apontada à cabeça.

Trump: - Deixa-me entrar, se não fosse eu, nós seríamos um mero país, eu aguentei as ameaças de morte e morri por ele.

(Anjo vira-lhe as costas. Como viu que foi ignorado, Trump baixa a cabeça e dirige-se para o batel infernal, para a casa de Lúcifer.)

Diabo: - Voltaste para aqui? Entra, entra, serás bem servido.  Todos os dias te traremos o pequeno-almoço e todos estaremos ao teu dispor.

Trump: - Não entendo como entrei aqui? Como pode ter isto ter-me acontecido...

Diabo: - Segundo lá escolhestes, assim cá vos contentais, hihi.

Trump entra, cabisbaixo, na barca infernal.


Marta Torres, 9º B


Sem comentários:

Enviar um comentário