quinta-feira, 4 de abril de 2019

Textos de apreciação crítica - "A Aventura de Ulisses", pela Cultural Kids




A obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, é um texto narrativo que foi dramatizado pela companhia de teatro Cultural Kids. No passado dia 26 de fevereiro, tive o prazer de assistir a esta adaptação no Teatro Sá da Bandeira, um edifício com mais de cem anos.
A sala principal, local em que a peça foi apresentada, é um espaço com uma ótima acústica, boa iluminação e boa visibilidade a partir de todos os lugares, o que me fez gostar muito da peça. Outro ponto que me agradou nesta representação foi o facto de o cenário ter algum caráter histórico, pois baseava-se em descrições e pinturas da Grécia Antiga. Esta adaptação dramática foi representada por apenas 8 atores (mais 5 em vídeo), mas os atores que faziam de Deuses em palco não eram os mesmos do vídeo, o que me desagradou um pouco.
Um último ponto positivo foi o facto de a dramatização ter algumas partes que não estão no livro Ulisses, mas sim na Odisseia e, deste modo, ficamos a conhecer mais sobre a Odisseia do que se lêssemos apenas o livro de Maria Alberta Menéres.
Em suma, gostei muito da encenação desta obra e, por todos os motivos acima apresentados, recomendo-a.

Vicente Coimbra Nery, 6º C




A obra Ulisses, escrita por Maria Alberta Menéres, é um texto que narra as peripécias de um grego desde a guerra com troianos até ao seu regresso a casa, passados dez anos, onde reencontra a família. Este livro é uma adaptação para jovens da obra Odisseia de Homero.
A peça de teatro a que assisti no dia 26 de fevereiro no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, foi bastante interessante e engraçada, pois o elenco não representou a ação tal e qual como esta está escrita no livro.
Gostei também do facto de dramatizarem a peça como se fosse um videojogo, dado que muitos jovens da nossa idade gostam destes.
Um aspeto menos positivo foi a maneira como alteravam os cenários, pois tinham de fazer pausas, o que incentivou algumas pessoas a baterem palmas.
Em suma, gostei muito da representação da Aventura de Ulisses, porque estava muito bem adaptada para crianças como nós. Por estas razões, recomendo-a.

Inês Adão, 6.ºC




“Ulisses” é uma obra escrita por Maria Alberta Menéres e inspirada na “Odisseia” do poeta grego Homero. Aquele livro visa relatar as peripécias vividas por Ulisses, rei de Ítaca, durante as suas viagens até regressar à sua terra natal Ítaca.
A adaptação deste texto narrativo ao teatro pela companhia de teatro “Cultural Kids”, a que assisti no passado dia 26 de Fevereiro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, foi extremamente apelativa, interessante e divertida, já que recorria muito ao humor e ao uso de música, o que fez com que o público se envolvesse no enredo da peça.
Na minha opinião, esta peça foi muito apelativa, porque a obra estava muitíssimo bem adaptada e de uma forma divertida, já que os companheiros de Ulisses estavam sempre a cantar músicas famosas e a contar piadas “secas” durante toda a atuação.
Gostei também do facto de, no final de cada aventura, começar a ouvir-se uma música que, depois de algum tempo, não me saía da cabeça e de o cenário ser adaptado à aventura seguinte.
Por fim, considero que a peça não tinha aspetos negativos, uma vez que foi tão divertida que nem me apercebi da passagem do tempo.
Em suma, adorei esta adaptação da obra “Ulisses”, porque tinha muitos toques humorísticos e estava bem conseguida. Por estes motivos recomendo-a.


Bernardo de Castro Gandra Cardoso, Nº3, 6ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário